Scroll Top
Fortaleza - Ceará - Brasil
(85) 3003 6026
sistema de coprocessamento realizado na cimento apodi, uma de suas ações sustentáveis

Coprocessamento

O coprocessamento é mais um dos compromissos firmados pela Cimento Apodi. O processo consiste na tecnologia de destinação final de resíduos em fornos de cimento, o que evita a geração de novos resíduos e, ainda, contribui para a preservação de recursos naturais.

O coprocessamento permite que materiais descartados e resíduos de diversas atividades industriais sejam eliminados por completo, trazendo benefícios ao meio ambiente. Esta é mais uma das atividades que mostram o compromisso de nossa companhia quanto à sustentabilidade.

A Cimento Apodi utiliza a tecnologia de coprocessamento na Fábrica de Quixeré, no Ceará. A inovação permite que os resíduos sejam queimados e destruídos e, com isso, há a produção de clínquer de qualidade.

Os fornos de clínquer têm capacidade de destruição de grandes volumes de resíduos e o processo não altera a qualidade do cimento, o que mostra uma das principais vantagens do coprocessamento.

É por meio do coprocessamento que conseguimos aproveitar energia e minerais de forma sustentável e eficiente. Um dos efeitos mais relevantes do processo é a redução da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

O coprocessamento permite que resíduos com poder calorífico sejam coprocessados. Isso significa, portanto, que são utilizados como substitutos para algumas matérias-primas, como os pneus.

Os principais benefícios do coprocessamento são:

  • Destruição de resíduos ambientais que iriam para o meio ambiente e iriam poluir a natureza, prejudicando a fauna e a flora;
  • Substituição de combustível fóssil;
  • Redução dos impactos ambientais locais e regionais;
  • Adequação do forno de cimento como ferramenta de gestão ambiental.

O coprocessamento é um processo útil, também, na gestão de outros setores da indústria, como alumínio, energia elétrica, petroquímica, automobilística, entre outros. Isso significa que, ao investir no processo, contribuímos com a solução de diversos passivos ambientais.

Confira a reportagem No Jornal Nacional
teste
Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.