Scroll Top
Fortaleza - Ceará - Brasil
(85) 3003 6026

Uma nova era de diversidade e inclusão com mulheres que rompem barreiras em profissões tradicionalmente masculinas

Imagem-Denise-e1711140836233

À medida que a sociedade tenta avançar em direção à igualdade de gênero, não se pode deixar de notar a mudança que vem ocorrendo nas esferas profissionais em todo o mundo. Profissões que, historicamente foram dominadas por homens, estão gradualmente abrindo espaço para as mulheres, que cada vez mais aproveitam o acesso nesses campos com determinação e talento.

É percebível que áreas como engenharia, tecnologia da informação, construção civil, e até mesmo serviços militares, tradicionalmente dominadas pelo sexo masculino, estão tendo um aumento significativo da presença feminina. Este fenômeno reflete não apenas a mudança de atitudes em relação ao trabalho e gênero, mas também a crescente conscientização sobre a importância da diversidade nos locais de trabalho.

É o que podemos dizer de Iara Galdino Carneiro, engenheira civil, que ocupa o cargo de especialista em assessoria técnica na indústria Cimento Apodi, há um pouco mais de um ano. “Trabalhar em um cargo majoritariamente masculino é bem desafiador, mas também gratificante porque eu consigo enxergar uma mudança nos últimos anos. Quando iniciei minha carreira, ainda estagiária, eu costumava ser a única mulher no escritório. Já na última empresa que trabalhei, antes da Apodi, já era bem dividido, algo como 50% de mulheres e 50% de homens.

Apesar dos avanços, ainda há desafios a serem superados. Barreiras culturais, discriminação de gênero e falta de representatividade continuam a ser obstáculos para muitas mulheres que buscam entrar em profissões tradicionalmente masculinas, como conta a engenheira Carneiro. “O fato é que nós mulheres temos, por vezes, que trabalhar mais e incansavelmente para poder ser levada a sério e provar nossa competência e nossas habilidades, o que deixa tudo mais cansativo. Há uma pressão adicional para ser assertiva, sem ser considerada agressiva, ser firme sem ser considerada mandona. A busca pelo equilíbrio entre ser respeitada e ser aceita como uma igual pode ser bem desafiadora”, diz ela.

“Mesmo com os desafios, também há muita recompensa. Sou inspirada pelo meu próprio progresso e pelo exemplo que eu posso oferecer para outras mulheres que desejam seguir carreiras semelhantes. Eu acredito veementemente que as mulheres têm lugar valioso e necessário em qualquer profissão”, finaliza.

Já está claro que empresas, governos e instituições de ensino precisam traçar estratégias e agirem juntos para criar ambientes inclusivos e oportunidades equitativas para todos os indivíduos, independentemente do gênero. “Mesmo comemorando os progressos alcançados, é necessário continuar o trabalho para garantir que todas as pessoas tenham acesso igualitário a todas as oportunidades profissionais. A diversidade é a chave para impulsionar a inovação, promover o crescimento econômico e construir um futuro mais justo e equitativo para todos.”,  destaca a gerente de DHO e Sustentabilidade da Apodi, Luciane Mello.

A indústria Cimento Apodi possui mais de 22% de mulheres do total de colaboradores da Companhia em seu quadro funcional. E para marcar o Dia Internacional das Mulheres, nesta sexta-feira (8), será realizado um café da manhã e o lançamento da Trilha de Sustentabilidade, com o objetivo de disseminar os ODS prioritários da companhia e alinhar as ações estratégicas de sustentabilidade que farão parte das prioridades da Apodi para os próximos anos e as possibilidades de engajamento dos colaboradores dentro desse processo. A ação será realizada nas fábricas de Quixeré e Pecém e também nos escritórios de Fortaleza. Já no dia 15 de março haverá um bate-papo especial da equipe com a atriz Denise Fraga, em que será abordada a humanização das relações.

teste
Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.